Exterogestação
Exterogestação
De acordo com o antropólogo inglês Ashley Montagu, após a observação do desenvolvimento fetal em diversas espécies de animais, concluiu que o 1º trimestre de vida dos bebes seria uma extensão do desenvolvimento que se iniciou intra útero.
Este conceito parte do pressuposto que os homens nascem antes do tempo de outras espécies de mamíferos porque o crescimento cerebral impediria sua passagem pelo canal de parto. Deste modo, por nascerem imaturos, antes que o sistema nervoso central estivesse completamente desenvolvido demandariam muito mais cuidados e demorariam mais para andar se comparados com outras espécies de mamíferos.
O responsável por popularizar esta teoria foi o pediatra americano Harvey Karp.
Assim, consideramos este período de 100 dias após o parto de exterogestação, no qual o bebe deveria passar o maior tempo possível em contato com os pais e em situações que simulem o ambiente intrauterino.
Deste modo, esta transição para a vida extrauterina seria mais tranquila para as adaptações necessárias do bebe e seu desenvolvimento.
E como podemos recriar o ambiente intrauterino? – ambiente confortável e seguro em que todas as demandas do feto são atendidas (fome, temperatura, sono, aconchego) e que ao nascer se depara com desconfortos, necessidades e ausências...
Como é o ambiente intra uterino?
Aconchegante, temperatura estável, não há fome, luzes ou barulhos excessivos, os sons são rítmicos como os batimentos cardíacos da mãe, sons corporais, vozes conhecidas, balanço suave dos movimentos maternos, envolto em agua.
Por isso, a voz, a presença, o toque, o colo, o banho, o seio materno os acalmam..... e chorar quando não estão nestas condições é a única forma de terem suas necessidades atendidas e poderem se sentir seguros novamente.
"Colo não estraga e nem deixa mimado...colo é Amor e auxilia no desenvolvimento saudável, colaborando para um impacto positivo psicologicamente na criança a médio e longo prazo!"
Como podemos proporcionar momentos que relembrem o ambiente uterino?
1. Contato pele a pele com os pais
2. Uso de sling
3. Colo - aconchego
4. Amamentação em livre demanda
5. Temperatura agradável
6. Luminosidade reduzida
7. Barulhos reduzidos
8. Sons semelhantes aos corporais
9. Músicas ouvidas durante a gestação
10. Movimentos corporais lentos com o bebe junto ao corpo
11. Respeitar horários de sono
12. Banho de ofurô
13. Massagens corporais, carinho, toque
14. Muito amor
Conhecimento faz toda a diferença!
Juntos...podemos mudar o futuro de uma criança!
Com carinho,
Dra. Lucimara Cruz
HW Kids & Teens
CRM - SP 95072
RQE 89764
Consulte sempre o seu pediatra!
